Vídeo

Mulheres maçom em 1939

No vídeo abaixo você irá assistir parte da Cerimônia de Entronização de uma Grã-Mestra da Maçonaria Feminina no ano de 1939 em Londres, na Inglaterra –

Não é filme de cinema, trata-se de uma Potência Maçônica fundada por homens maçons em 1897 que, foi transformada em maçonaria exclusiva feminina em 1913 na Inglaterra.

A maçonaria antiga foi fundada a cerca de três mil anos por três Reis muito justos e amados pelo povo, um deles foi o Rei Salomão.

Ela foi até 1775 exclusividade de homens, mas na França, dessa data em diante, as Princesas e Duquesas e Rainhas foram convidadas a participar das Lojas maçônicas chamadas, “Lojas de Adoção” que, eram de mulheres da realeza e nobreza real, onde cada Loja era presidida por um mestre maçom designado.

Dessa forma por discipulado, as mulheres foram conseguindo espaço, não nas Lojas masculinas, pois se assim fosse, elas passariam a ser Lojas mistas, mas foram conquistando respeito como Lojas maçônicas exclusivas femininas, começadas com ajuda de mestres maçons desde 1775. Assim foi na França, na Inglaterra e por todos os países e, assim tem sido em todo mundo, também no Brasil, que passou a ter a maior representação de mulheres maçons com a fundação do GOF e, da COMAFE em 2011, idealizados e começados e presididos com autoridade de um Venerável Mestre Maçom legitimo, que foi iniciado no Brasil com autoridade da obediência, as Grandes Lojas Unidas da Inglaterra.

No Brasil, as mestras iniciadas pelo fundador do GOF, dirigem as Lojas sem a presença de homens, pois eles foram importantes para transmitir o discipulado e, a eles cabem a gratidão eterna pela legitimidade.

Esse trecho de filme é a inspiração para as mulheres maçons do Brasil participarem da Convenção Anual da COMAFE que é:

“CONVENÇÃO DE MAÇONARIA FEMININA DO BRASIL”

Inscreva-se no e-mail para participar ingressar no Triângulo da sua cidade ou ser iniciada em Loja como mulher maçom:

comafe@maconariafeminina.org.br

Duração do vídeo 3 minutos

No vídeo acima vocês constataram um encontro anual semelhante ao da COMAFE, onde existe a união de várias maçons de Lojas da Inglaterra e maçons convidadas de todo mundo, com objetivo justamente de mostrarem que são unidas num único propósito, que é ajudar a humanidade, com ações de respeito, boa educação e caridade.

Filme notável que mostra mulheres maçons no Templo Maçônico de Londres em 1939 parabenizando a Sra. Seton Challen por sua entronização como Grã-Mestra em uma recepção em Mayfair. Suas vestes cerimoniais são uma réplica exata daquelas usadas pelo duque de Connault.

As mulheres cumprimentam a Grã-Mestra e dão os parabéns presenteando-a com grandes arranjos florais.

As mulheres usam trajes elaborados de maçons – aventais e faixas em vestidos de noite. Um narrador lista todos os títulos da Ir Seton Challen – incluindo o mais excelente do “Supremo Grande Conselho do Santo Arco Real” e o mais reverente, de Grã-Mestra da honrosa fraternidade dos antigos maçons.

Enquanto as mulheres maçons descem por uma grande escada, é possível ouvir suas conversas.

Nota:

Este filme foi encomendado pela Grã-Mestra Ir Seton Challen em 1939

Segue o link da Potência de maçonaria feminina da Inglaterra mostrada no vídeo https://hfaf.org/

error: Content is protected !!