Depoimentos

As entrevistas da maçonaria feminina da COMAFE acontecem a cada quinze dias, nelas encontrará algumas de nossas maçons que escreveram depoimento nessa página

Ir Karina,- PR, Profissão: Docente

Olá, Boa Noite Irmãs!
Saudações maçônicas!
Participei neste sábado, dia 28/01/23, do Curso de Desenvolvimento Pessoal da Capitania.

Foi um curso muito valioso para meu aprendizado pois, estou iniciando na Maçonaria e, me encontro no 4º estudo como aprendiz! Já dei meu relato por e-mail sobre o que senti na sessão de iniciação em Dezembro/22 e, posso afirmar pela pouca participação que tive durante essas reuniões, que somos orientadas com muito discernimento e sabedoria para resolver os nossos conflitos presentes e passados.

Me sinto cada vez mais envolvida nesses laços de irmandade, fortalecendo meu espírito para a vivência do dia-a-dia. No entanto, já senti a liberdade de convidar minha irmã mais velha a ingressar na Maçonaria Feminina e, desejo continuar talhando essa pedra bruta que ainda existe dentro de mim. O conhecimento é fundamental para a nossa elevação e libertação! Espero participar de mais cursos como este.

Cíntia – Londres/Inglaterra – Sou Jornalista, pintora e Atriz.

Eu senti na minha iniciação que era um começo de uma jornada que eu queria a anos.
Obrigada pela oportunidade de poder estar aqui com pessoas tão dedicadas.

Ir Marilene, GO – Psicóloga

Minha iniciação foi agradável.

Me senti assumindo um compromisso e isso foi muito importante para mim.

Não me lembro das emoções que senti, mas fiquei muito reflexiva depois da iniciação. Parece que me tornei mais tranquila, ponderada e analítica.
Agradeço e recomendo que faça sua iniciação pela COMAFE“.

Ir Bianca, SP – advogada

Inicialmente me senti um pouco perdida, mas depois fui sentindo confiança, como se nenhum mal pudesse me ocorrer, me senti eufórica e ao mesmo tempo me senti bastante tranquila.
Senti o pesar de grande responsabilidade que assumi, tive a plena certeza de que se tratava de algo muito grandioso e sério. Enquanto escutava, tive a sensação de presença e de realmente vivenciar algo, em meu corpo, fiquei um pouco tensa no começo, mas logo senti uma “desconexão” temporária do espaço em que me encontrava, o que foi bastante agradável, nunca tinha sentido algo parecido. Após a sessão me senti acolhida, como também, bastante relaxada.
Minha compreensão e aceitação sobre as coisas que vieram a ocorrer comigo no dia seguinte, tiveram outro tipo de impacto, muito mais benéfico.
Portanto, em suma, foi de inicio um pouco eufórico, mas, logo após, me senti confortável, acolhida e segura entre as irmãs (se assim posso chama-las, com o devido respeito) da loja.

Ir Janayna, RS. Médica Pediatra.

FOI UMA EXPERIÊNCIA INDESCRITÍVEL, NÃO TENHO PALAVRAS PARA DEFINIR A MAGNITUDE DO EVENTO.
AO MESMO TEMPO, ME SENTI ,NASCENDO PARA UMA NOVA VIDA , FOI MAIS QUE AGRADÁVEL FOI SENSACIONAL.
SINTO ME REALMENTE HONRADA DE TER SIDO ACEITA MAS MANTENDO HUMILDE.
ABSORVI CADA PALAVRA DITA E REFLETI MUITO E SEI QUE DEUS ME DEU ESSA OPORTUNIDADE DE RENASCER PARA UMA VIDA NOVA .
ESPERO APRENDER, AJUDAR AS PESSOAS COM A AJUDA DA MEDICINA COM HUMILDADE E SEGUINDO OS PRECEITOS MORAIS E ENSINAMENTOS DA MAÇONARIA.
GOSTEI DE SABER QUE POSSO AJUDAR CRIANÇAS E MULHERES CARENTES.
SÓ QUERIA AGRADECER A OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DE ALGO TÃO GRANDIOSO – SENDO FILHA DE MILITAR, tTAMBÉM GOSTARIA DE PARTICIPAR DA CAPITANIA
ESTOU ME APROFUNDANDO NO FRANCÊS E INGLES.

Adriana, RJ – Professora/Letras/Pós- dou aula de francês

Foi um momento de bastante ansiedade, muito especialmente devido às expectativas e ao desconhecimento diante de uma nova situação, a incerteza sobre o que viria, muito especialmente por ser uma cerimônia cercada de cuidados e protocolos de conduta.
A empolgação deu origem também ao temor de errar e agir de maneira inadequada, por tensão ou desconhecimento. Por isso, antes, revisei todos os passos e instruções com bastante atenção.
No momento, senti bastante estranheza diante do desconhecido, mas também – e principalmente – uma certeza íntima e absoluta de que o rompimento desse medo seria necessário para alcançar uma nova visão de vida. A partir da compreensão disso, posso afirmar que fiquei mais tranquila e confiante.
Em várias mensagens da COMAFE, há uma referência a “encontrar uma Mestra perdida”, e é dessa maneira que me vejo: perdida, mas no sentido de alguém que procura sua missão de vida, algo que me seja realmente significativo na trajetória terrena.
Muito além de trabalhar, estudar, e fazer coisas do cotidiano, todos os dias, por todos os anos, por uma vida inteira. Espero encontrar na Maçonaria o caminho para uma missão de vida e poder “lembrar-me” do que vim fazer aqui, por fim, voltando ao encontro comigo mesma.

Ir Ingrid, SP – Gestora

Desde a minha iniciação, a vida tem se transformado de uma maneira incrível e com muita luz.

Todo o conhecimento e momentos de encontro são ricos e intensamente especiais, me despertando para uma nova etapa.
O curso de Introdução à Capitania foi excelente e com descobertas que levarei para o resto da minha vida.
Sou muito grata em fazer parte da COMAFE e ter a oportunidade de aprender e crescer em todas as áreas.

Ir Amanda, SP

Foi muito agradável senti uma sensação de paz e tranquilidade, que jamais havia sentido.
Espero que eu consiga através do conhecimento que eu irei adquirir, que meus valores e espiritualidade se fortifiquem para que eu possa humildemente ajudar aqueles que necessitam.
Foi um momento único, estou muito grata por fazer parte.

Ir Michelle – SC –

Minha iniciação foi uma experiência inexplicável, senti uma paz, uma luz, um sentimento de tranquilidade e sossego.
Um acolhimento que não senti em nenhum outro lugar, senti que tenho muito que aprender, e que dei meu primeiro passo para isso; senti que todas as coisas que tenho como crença, de ajudar o próximo, contribuir, trabalhar como uma grande família e ter todos(as) como irmãos e irmãs, eu encontrei neste lugar, com vocês.
Senti como se houvesse uma porta que se abriu, me mostrando um caminho iluminado pela frente, senti boas energias.

Ir Thaires, SP

Fiquei muito concentrada, porém, em alguns momentos meu consciente entrava em transe. Mas foi extremamente agradável ser iniciada na maçonaria. Sensação de purificação.
Espero me encontrar neste mundo, ser uma pessoa melhor e também aprender lidar com pessoas negativas e que só desejam coisas ruins para gente.
Já fui diretora de ação social na época da faculdade, conduzi muitos projetos e me sentia incrivelmente bem.
Atualmente não tenho projetos mas quero voltar desenvolver isso na COMAFE.

Ir Vera – SC – Professora/Diretora

Senti uma emoção muito forte na minha iniciação, algo que é indescritível, no começo confesso que deu medo mas depois fui me concentrando e me senti muito bem, como a fazer parte de algo muito grande, forte.
Espero um norte dentro do contexto de irmandade, uma direção certa em prol de uma comunidade da qual estou inserida, dando o meu melhor pra ajudar aqueles que precisam ser representados.
Acredito que podemos fazer diferença com boa vontade e voluntariado.
Estou imensamente feliz em ser aceita, sei que a muito a percorrer ainda, mas quando acreditamos na força do conjunto, conseguimos fazer algo grande, imenso.

Ir Lorraine, ES

Boa tarde!
Com imensa gratidão estou dando este depoimento:
Senti uma energia boa, que apesar da ansiedade não me atrapalhou em focar no que estava sendo transferido a mim.
Muito agradável realizar a iniciação, pois é o início de um novo caminho. A forma que fui conduzida, tive segurança para ir até o final (do que foi proposto) , fazendo com que se tornasse uma experiência agregadora na minha vida.
Eu espero cumprir primeiramente o que jurei, pois é de livre espontânea vontade estar iniciando nessa nova fase da minha vida.
Espero aprender lições, conviver com pessoas corretas, para assim, aplicar o permitido na sociedade.

Ir Elaine, SP – Pedagoga

Eu me senti pequena, frágil, mas em seguida eu me senti acolhida, uma sensação de pertencimento.
Minha iniciação foi algo maravilhoso. Eu espero poder aprender muitas coisas com minhas irmãs, e consequentemente me desenvolver em todos os aspectos da vida.
E que este meu crescimento possa gerar muitos frutos, para que eu possa ajudar o meu próximo e semear a boa semente.

 

Ir Jackeline, SP

No começo da minha iniciação, senti medo pelo desconhecido, porem com o rolar da cerimônia, sinti-me liberta.

Ir Gislane, SP – Professora

Eu estava angustiada com questões pessoais, buscando algo que realmente me mostrasse outro caminho. No dia da minha iniciação, não acreditei que seria possível encontrar a luz.
Depois da Luz da Loja, o meu mundo, mudou. Toda aquela angústia, desespero acabou naquele momento.
Estou até agora perplexa!
Pois, foi uma experiência que nunca encontrei em lugar algum, nem mesmo na terapia. Tudo de ruim ficou pra trás, eu realmente renasci.
Sou extremamente grata, pois estava precisando muito disso.
A Luz transborda na minha alma.

Ir Isabel – SP

Hoje lembro, que essa busca é de muito tempo, quando criança ainda, uns onze anos de idade, olhava para o céu e me perguntava , o que tem a mais, o que há, além do que vejo.
Agora cheguei, e aqui estou na maçonaria feminina.
A iniciação na COMAFE foi como se eu estivesse assistindo o nascer da minha alma.

Infelizmente não podemos deixar depoimentos em áudio e vídeo com imagem das maçons aqui no site, fazemos isso para evitar que pessoas criminosas usem as imagens e áudios indevidamente.

Nossas Lojas e Triângulos maçônicos femininos estão por todo Brasil e algumas cidades do Exterior.

Clique baixo para saber como visitar nossa Loja de maçonaria feminina em dia de apresentação por videoconferencia